A
História do Poker
Durante
mais de 1000 anos, o jogo de Poker desenvolveu-se através de um amplo espectro
de civilizações. Alguns atribuem a origem do jogo à Dinastia Sung China, do
século 10, enquanto outros apontam o seu começo com o jogo Persa chamado
"As Nas", do século 16. Ao longo de sua história, o jogo recebeu
novas variações, embora os conceitos básicos da estratégia psicológica e o
ranking de cartas sempre estiveram presentes ao longo do curso da sua evolução.
A versão do jogo mais
parecida com a versão contemporânea é Poque, que data do século 17, na França.
O jogo atravessou o Atlântico com um grupo de colonizadores Franceses que
eventualmente fundaram a cidade de New Orleans. A partir dai, se difundiu ao
longo da rota do Rio Mississippi durante o século 18 e floresceu nos Estados
Unidos durante o século 19, quando o pais começou sua expansão até o Oeste. Por
este motivo, a história de Poker é normalmente associada com o "Wild
West" Americano.
Texas Hold’em - Ranking de Mãos
Antes de chegar nas
mesas de poker online, você precisa se familiarizar com as noções básicas de ranking de mãos e
as regras que regem o Texas Hold’em. Aqui estão as 10 mãos que todo jogador deve
conhecer antes de participar da ação.
Royal Flush
A mão mais famosa do
Poker, um royal flush não pode ser batido. Ela é composta pelo as, rei, dama,
valete e dez do mesmo naipe.
Straight Flush
Cinco cartas na
sequência, do mesmo naipe. Em caso de uma mão similar, o valor da carta mais
alta da sequência vence.
Quadra
Quatro cartas de
mesmo valor, e uma outra carta como 'kicker'. Em caso de empate, o jogador com
a maior carta restante ('kicker') vence.
Full House
Três cartas do mesmo
valor, e duas outras cartas diferentes de mesmo valor. Em caso de empate, as
três cartas de mesmo valor mais altas vencem.
Flush
Cinco cartas do mesmo
naipe, não em sequência. Em caso de empate, o jogador com a maior carta de
maior valor vence.
Sequência
Cinco cartas de
naipes diferentes em sequência. Em caso de uma mão similar, o valor da carta
mais alta da sequência vence.
Trinca
Três cartas do mesmo
valor, e duas outras cartas não relacionadas. Em caso de empate, o jogador com
a maior carta restante, e caso necessário a segunda mais alta carta restante
('kicker') vence.
Dois Pares
Duas cartas de mesmo
valor e mais duas cartas diferentes de mesmo valor, além do kicker. No caso dos
jogadores terem Dois Pares idênticos, o maior kicker vence.
Par
Duas cartas do mesmo
valor, e três outras cartas não relacionadas. Em caso de empate, o jogador com
a maior carta restante, e caso necessário a segunda ou terceira carta restante
mais alta ('kicker') vence.
Carta Alta
Qualquer mão que não
esteja nas categorias acima. Em caso de empate, a carta mais alta vence, como
um 'as-alto'.
Regras Como Jogar Poker Texas Hold'em NL!
Pode
ser jogado com no mínimo dois e no máximo oito jogadores.
A
modalidade “No Limits” (Sem Limites) significa que a qualquer momento durante o
jogo, um jogador que ainda esteja ativo, pode apostar qualquer quantia, até o
limite de suas fichas.
·
Jogadores: 2 a 8
·
Número de cartas: 52
·
Distribuição: 2 cartas para cada participante
·
Objetivo: O jogador que fizer a melhor jogada, ganha a partida.
Convenções
·
Dealer - No início de cada rodada, um jogador é escolhido para
ser o "Dealer" e esse jogador recebe o "botão de Dealer".
Este botão passa na mesa, no sentido horário, na medida em que as rodadas
avançam. A vantagem de ser o "Dealer" é ser o último a fazer aposta nos
turnos "Flop", "Turn" e "River". Ou seja, o
"Dealer" vê as apostas de todos os outros jogadores antes de tomar a
decisão sobre apostar, correr, pedir mesa, entre outros.
·
Escuros - Antes do início de uma rodada, os dois jogadores
posicionados imediatamente após o “Dealer” são obrigados a apostarem,
respectivamente, o “Escuro Pequeno” (Small Blind) e o “Escuro Grande” (Big
Blind). Essas apostas obrigatórias acontecem antes das cartas serem
distribuídas e correspondem geralmente, a 1% e 3% do cacife da mesa, aumentando
à medida que o jogo avança. Os “Escuros” garantem que haja fichas em jogo na
mesa, no início de cada rodada.
Definições
·
Ordem Cronológica de uma Rodada - Uma rodada é definida em quatro turnos: Pré-Flop, Flop,
Turn e River. Nem todos os jogadores chegam ao final de uma rodada, pois eles
podem correr no meio. Aquele que sobra no final é automaticamente, o vencedor.
Caso haja mais de um jogador ao final do turno “River”, ocorre o confronto
entre as cartas. Nesse caso, as cartas são comparadas e aquele que tiver a
maior mão é o vencedor da rodada. Se as cartas forem de valores equivalentes, o
montante em jogo (“pot”) será dividido.
·
Pré-Flop - Nesse turno, cada jogador recebe duas cartas que apenas
ele consegue ver e os jogadores que são os atuais “Escuros”, já fazem suas
apostas obrigatórias. Acontece então, a primeira sequência de apostas. O
primeiro jogador a apostar é aquele imediatamente após o “Escuro Grande”. Esse
jogador pode optar por abandonar a rodada (“Correr”), pagar pra ver (“Pagar”), aumentar
a aposta (“Aumentar”) ou apostar todas as suas fichas (“Tudo). Quando o jogo
chega ao jogador que é o “Escuro Grande” e ninguém aumentou a aposta, esse
jogador, além de ter as outras opções à sua disposição, pode optar por pedir
mesa (“Mesa”), não incrementando sua aposta.
·
Flop - Nesse turno, três cartas “comunitárias” (são aquelas
exibidas na mesa e as quais todos os jogadores têm acesso) são apresentadas,
abertas na mesa. Acontece então, a segunda sequência de apostas. O primeiro
jogador a apostar nesse turno (assim como nos turnos seguintes) é o primeiro
jogador após o “Dealer”.
·
Turn - Nesse turno, mais uma carta “comunitária” é aberta na
mesa. Segue-se então, a terceira sequência de apostas.
·
River - Nesse turno, a última carta “comunitária” é aberta na
mesa, seguida da última sequência de apostas.
O
Jogo
O
Jogo é dividido em quatro turnos de apostas, e a ordem das apostas segue o
sentido horário ao redor da mesa. No primeiro turno, o primeiro jogador a fazer
uma aposta é o imediatamente após aquele que pagou o “Escuro Grande”. Nos
turnos subsequentes, o primeiro jogador a fazer uma aposta é sempre o jogador
imediatamente após o “Dealer”.
Após
o término de cada rodada, o botão “Dealer” é movido no sentido horário, para o
próximo jogador. Os jogadores recebem, inicialmente, 2 cartas, que são
exclusivas de cada jogador. A partir daí, 5 cartas são expostas na mesa, na
medida em que o jogo avança. Os jogadores podem fazer qualquer combinação
usando cinco das sete cartas que estão disponíveis, para formar a melhor mão
possível.
Ao
final da rodada, as mãos dos jogadores que ainda estão no jogo são comparadas.
A melhor mão ganha todo o montante em jogo (“pot”). Se dois ou mais jogadores
empatarem, com mãos vencedoras idênticas, o “pot” será repartido igualmente
entre eles.
As
Ações
·
Correr - É o mesmo que desistir da rodada. O jogador abandona
aquela rodada, não precisando colocar mais dinheiro em jogo ou mostrar suas
cartas.
·
Apostar - Quando ainda não há apostas na mesa, um jogador pode
iniciar a rodada de apostas. Neste caso, basta clicar na pilha de fichas que
fica à direita do seu retrato. Ao clicar em qualquer uma dessas fichas, sua
aposta temporária será incrementada no valor da ficha e o botão “Apostar” será
habilitado. Basta escolher o valor que deseja apostar e clicar neste botão.
·
Tudo - Com este botão, o jogador aposta todas as suas fichas.
Quando isso acontece, o jogador não poderá fazer mais nada até o final da
rodada. No caso do jogador possuir menos fichas do que os outros jogadores e
esses continuarem a apostar, o jogador estará concorrendo a uma quantia
equivalente a que ele colocou em jogo. O botão “Tudo” é apenas um atalho.
Pode-se chegar ao mesmo resultando com “Aumentar” ou “Apostar”, clicando em
todas as fichas.
·
Pagar - O jogador iguala sua aposta à maior aposta em vigor na
mesa, naquele momento.
·
Aumentar - Neste caso, o jogador iguala sua aposta à maior aposta
em vigor na mesa e aumenta em um valor que ele mesmo determina. Para aumentar
uma aposta, o jogador deve utilizar a pilha de fichas que fica à direita do seu
retrato. Ao clicar em qualquer uma dessas fichas, sua aposta será incrementada
no valor da ficha e o botão “Aumentar” será habilitado.
·
Mesa - É a decisão que um jogador toma, de não apostar nada na
sua vez. Só é possível “pedir mesa” quando não há novas apostas na mesa
(incluindo “Escuros”).
Nem
todas as ações estão disponíveis em todos os momentos. Por exemplo: Quando é
possível fazer um aumento, a opção “Apostar” não aparece; quando é possível
pagar, a opção “Mesa” não aparece; quando um jogador não tem fichas suficientes
para escolher a opção “Pagar”, suas únicas opções serão “Correr” ou “Tudo”.
Critério de Desempate
Quando ocorre um empate de hierarquia entre duas mãos, o jogo recorre às cartas de desempate das mãos. No caso de dois (ou mais) Flushes, ganhará aquele que tiver a maior carta. Caso continue o desempate, haverá uma comparação da segunda maior carta, e assim por diante, até a quinta carta. No caso de quadras, trincas, pares e dois pares, a carta de desempate é aquela que “sobra”. Sequência e Straight Flush não tem desempate, pois ganha a mais alta.
Com estas dicas já da para chamar os amigos e fazer uma jogatina em casa.
Espero que tenham gostado.
O próximo jogo, irei falar um pouco da história do Xadrez.
Vou ensinar como se joga e algumas estratégias para se vencer.
Um grande abraço a todos












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