sexta-feira, 8 de julho de 2016

Tudo sobre o Poker

A História do Poker


Durante mais de 1000 anos, o jogo de Poker desenvolveu-se através de um amplo espectro de civilizações. Alguns atribuem a origem do jogo à Dinastia Sung China, do século 10, enquanto outros apontam o seu começo com o jogo Persa chamado "As Nas", do século 16. Ao longo de sua história, o jogo recebeu novas variações, embora os conceitos básicos da estratégia psicológica e o ranking de cartas sempre estiveram presentes ao longo do curso da sua evolução.

A versão do jogo mais parecida com a versão contemporânea é Poque, que data do século 17, na França. O jogo atravessou o Atlântico com um grupo de colonizadores Franceses que eventualmente fundaram a cidade de New Orleans. A partir dai, se difundiu ao longo da rota do Rio Mississippi durante o século 18 e floresceu nos Estados Unidos durante o século 19, quando o pais começou sua expansão até o Oeste. Por este motivo, a história de Poker é normalmente associada com o "Wild West" Americano.

Texas Hold’em - Ranking de Mãos

Antes de chegar nas mesas de poker online, você precisa se familiarizar com as noções básicas de ranking de mãos e as regras que regem o Texas Hold’em. Aqui estão as 10 mãos que todo jogador deve conhecer antes de participar da ação.



Royal Flush

A mão mais famosa do Poker, um royal flush não pode ser batido. Ela é composta pelo as, rei, dama, valete e dez do mesmo naipe.



Straight Flush

Cinco cartas na sequência, do mesmo naipe. Em caso de uma mão similar, o valor da carta mais alta da sequência vence.



Quadra

Quatro cartas de mesmo valor, e uma outra carta como 'kicker'. Em caso de empate, o jogador com a maior carta restante ('kicker') vence.



Full House

Três cartas do mesmo valor, e duas outras cartas diferentes de mesmo valor. Em caso de empate, as três cartas de mesmo valor mais altas vencem.



Flush

Cinco cartas do mesmo naipe, não em sequência. Em caso de empate, o jogador com a maior carta de maior valor vence.


Sequência

Cinco cartas de naipes diferentes em sequência. Em caso de uma mão similar, o valor da carta mais alta da sequência vence.



Trinca

Três cartas do mesmo valor, e duas outras cartas não relacionadas. Em caso de empate, o jogador com a maior carta restante, e caso necessário a segunda mais alta carta restante ('kicker') vence.



Dois Pares

Duas cartas de mesmo valor e mais duas cartas diferentes de mesmo valor, além do kicker. No caso dos jogadores terem Dois Pares idênticos, o maior kicker vence.



Par

Duas cartas do mesmo valor, e três outras cartas não relacionadas. Em caso de empate, o jogador com a maior carta restante, e caso necessário a segunda ou terceira carta restante mais alta ('kicker') vence.




Carta Alta

Qualquer mão que não esteja nas categorias acima. Em caso de empate, a carta mais alta vence, como um 'as-alto'.

Regras Como Jogar Poker Texas Hold'em NL!

Pode ser jogado com no mínimo dois e no máximo oito jogadores.
A modalidade “No Limits” (Sem Limites) significa que a qualquer momento durante o jogo, um jogador que ainda esteja ativo, pode apostar qualquer quantia, até o limite de suas fichas.
·                                 Jogadores: 2 a 8
·                                 Número de cartas: 52
·                                 Distribuição: 2 cartas para cada participante
·                                 Objetivo: O jogador que fizer a melhor jogada, ganha a partida.

Convenções

·                                 Dealer - No início de cada rodada, um jogador é escolhido para ser o "Dealer" e esse jogador recebe o "botão de Dealer". Este botão passa na mesa, no sentido horário, na medida em que as rodadas avançam. A vantagem de ser o "Dealer" é ser o último a fazer aposta nos turnos "Flop", "Turn" e "River". Ou seja, o "Dealer" vê as apostas de todos os outros jogadores antes de tomar a decisão sobre apostar, correr, pedir mesa, entre outros.
·                                 Escuros - Antes do início de uma rodada, os dois jogadores posicionados imediatamente após o “Dealer” são obrigados a apostarem, respectivamente, o “Escuro Pequeno” (Small Blind) e o “Escuro Grande” (Big Blind). Essas apostas obrigatórias acontecem antes das cartas serem distribuídas e correspondem geralmente, a 1% e 3% do cacife da mesa, aumentando à medida que o jogo avança. Os “Escuros” garantem que haja fichas em jogo na mesa, no início de cada rodada.

Definições

·                                 Ordem Cronológica de uma Rodada - Uma rodada é definida em quatro turnos: Pré-Flop, Flop, Turn e River. Nem todos os jogadores chegam ao final de uma rodada, pois eles podem correr no meio. Aquele que sobra no final é automaticamente, o vencedor. Caso haja mais de um jogador ao final do turno “River”, ocorre o confronto entre as cartas. Nesse caso, as cartas são comparadas e aquele que tiver a maior mão é o vencedor da rodada. Se as cartas forem de valores equivalentes, o montante em jogo (“pot”) será dividido.
·                                 Pré-Flop - Nesse turno, cada jogador recebe duas cartas que apenas ele consegue ver e os jogadores que são os atuais “Escuros”, já fazem suas apostas obrigatórias. Acontece então, a primeira sequência de apostas. O primeiro jogador a apostar é aquele imediatamente após o “Escuro Grande”. Esse jogador pode optar por abandonar a rodada (“Correr”), pagar pra ver (“Pagar”), aumentar a aposta (“Aumentar”) ou apostar todas as suas fichas (“Tudo). Quando o jogo chega ao jogador que é o “Escuro Grande” e ninguém aumentou a aposta, esse jogador, além de ter as outras opções à sua disposição, pode optar por pedir mesa (“Mesa”), não incrementando sua aposta.
·                                 Flop - Nesse turno, três cartas “comunitárias” (são aquelas exibidas na mesa e as quais todos os jogadores têm acesso) são apresentadas, abertas na mesa. Acontece então, a segunda sequência de apostas. O primeiro jogador a apostar nesse turno (assim como nos turnos seguintes) é o primeiro jogador após o “Dealer”.
·                                 Turn - Nesse turno, mais uma carta “comunitária” é aberta na mesa. Segue-se então, a terceira sequência de apostas.
·                                 River - Nesse turno, a última carta “comunitária” é aberta na mesa, seguida da última sequência de apostas.

O Jogo

O Jogo é dividido em quatro turnos de apostas, e a ordem das apostas segue o sentido horário ao redor da mesa. No primeiro turno, o primeiro jogador a fazer uma aposta é o imediatamente após aquele que pagou o “Escuro Grande”. Nos turnos subsequentes, o primeiro jogador a fazer uma aposta é sempre o jogador imediatamente após o “Dealer”.
Após o término de cada rodada, o botão “Dealer” é movido no sentido horário, para o próximo jogador. Os jogadores recebem, inicialmente, 2 cartas, que são exclusivas de cada jogador. A partir daí, 5 cartas são expostas na mesa, na medida em que o jogo avança. Os jogadores podem fazer qualquer combinação usando cinco das sete cartas que estão disponíveis, para formar a melhor mão possível.
Ao final da rodada, as mãos dos jogadores que ainda estão no jogo são comparadas. A melhor mão ganha todo o montante em jogo (“pot”). Se dois ou mais jogadores empatarem, com mãos vencedoras idênticas, o “pot” será repartido igualmente entre eles.

As Ações

·                                 Correr - É o mesmo que desistir da rodada. O jogador abandona aquela rodada, não precisando colocar mais dinheiro em jogo ou mostrar suas cartas.
·                                 Apostar - Quando ainda não há apostas na mesa, um jogador pode iniciar a rodada de apostas. Neste caso, basta clicar na pilha de fichas que fica à direita do seu retrato. Ao clicar em qualquer uma dessas fichas, sua aposta temporária será incrementada no valor da ficha e o botão “Apostar” será habilitado. Basta escolher o valor que deseja apostar e clicar neste botão.
·                                 Tudo - Com este botão, o jogador aposta todas as suas fichas. Quando isso acontece, o jogador não poderá fazer mais nada até o final da rodada. No caso do jogador possuir menos fichas do que os outros jogadores e esses continuarem a apostar, o jogador estará concorrendo a uma quantia equivalente a que ele colocou em jogo. O botão “Tudo” é apenas um atalho. Pode-se chegar ao mesmo resultando com “Aumentar” ou “Apostar”, clicando em todas as fichas.
·                                 Pagar - O jogador iguala sua aposta à maior aposta em vigor na mesa, naquele momento.
·                                 Aumentar - Neste caso, o jogador iguala sua aposta à maior aposta em vigor na mesa e aumenta em um valor que ele mesmo determina. Para aumentar uma aposta, o jogador deve utilizar a pilha de fichas que fica à direita do seu retrato. Ao clicar em qualquer uma dessas fichas, sua aposta será incrementada no valor da ficha e o botão “Aumentar” será habilitado.
·                                 Mesa - É a decisão que um jogador toma, de não apostar nada na sua vez. Só é possível “pedir mesa” quando não há novas apostas na mesa (incluindo “Escuros”).
Nem todas as ações estão disponíveis em todos os momentos. Por exemplo: Quando é possível fazer um aumento, a opção “Apostar” não aparece; quando é possível pagar, a opção “Mesa” não aparece; quando um jogador não tem fichas suficientes para escolher a opção “Pagar”, suas únicas opções serão “Correr” ou “Tudo”.

Critério de Desempate

Quando ocorre um empate de hierarquia entre duas mãos, o jogo recorre às cartas de desempate das mãos. No caso de dois (ou mais) Flushes, ganhará aquele que tiver a maior carta. Caso continue o desempate, haverá uma comparação da segunda maior carta, e assim por diante, até a quinta carta. No caso de quadras, trincas, pares e dois pares, a carta de desempate é aquela que “sobra”. Sequência e Straight Flush não tem desempate, pois ganha a mais alta.

Com estas dicas já da para chamar os amigos e fazer uma jogatina em casa.
Espero que tenham gostado.

O próximo jogo, irei falar um pouco da história do Xadrez.
Vou ensinar como se joga e algumas estratégias para se vencer.

Um grande abraço a todos

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